Redes e Comunicação de Dados

Portfolio Image

Através do Cinturão Digital do Ceará(CDC) a Etice oferece Infraestrutura de transporte e comunicação de dados que viabiliza serviços digitais e possibilita projetos nas áreas de telefonia, telemedicina, educação a distância, segurança pública entre outros.

Detalhes

Infraestrutura de TI Nuvem - IaaS e PaaS

Portfolio Image

Serviço de ambiente de armazenamento e processamento de dados em nuvem (IaaS e PaaS) para hospedagem do ambiente da aplicação e sua base de dados, no qual é possível criar, modificar e otimizar softwares e aplicações.


Detalhes

Serviços Digitais de Nuvem - SaaS

Portfolio Image

Softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, oferecidas como serviço. Elimina-se a necessidade de se adquirir licenças de uso e infraestrutura de TI (fornecida como IaaS) para utilizá-la



Detalhes

Serviços especializados para projetos em (UST)

Portfolio Image

Serviços de Fábrica de Software, Microinformática, Consultorias para projetos de pequeno, médio e grande porte





Detalhes

Redes e Comunicação de Dados

Cinturão Digital do Ceará(CDC) - Internet e Transporte de Dados

O CDC é composto de uma estrutura (backbone) de fibra óptica contendo Anéis, Subanéis e Derivações (ramificações que saem do anel) com pontos que permitem a interconexão ao mesmo, mantido pela Governo do Estado, através da Etice e Empresas parceiras permite o acesso à internet de alta qualidade a todos os órgãos públicos do Estado e possibilita que a população tenha acesso a serviços digitais como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular etc., constituindo-se em ferramenta indispensável ao desenvolvimento econômico do Estado.

...

Serviços de Videomonitoramento

Soluções para videomonitoramento que permitem a proteção de ativos e de pessoal, com imagens capturadas em alta definição. Através do video analítico e Inteligência Artificial é possível a análise das imagens em tempo real.

A solução de videomonitoramento da ETICE integra, ainda, uma camada de BI (Business Inteligence) para auxiliar na elaboração de estratégias e na tomada de decisão, permitindo que você se antecipe às ações de monitoramento e segurança.

...

Serviços de Videoconferência

...

Os sistemas de videoconferência possibilitam a comunicação entre grupos de pessoas independentemente de suas localizações geográficas, através de áudio e vídeo simultaneamente.

É uma plataforma de alta-fidelidade, garantida por robusta infraestrutura de rede digital (Cinturão Digital do Ceará), por meio de transmissão de sinais de áudio (voz) e vídeo (imagem) em modalidade bidirecional, promovendo a interatividade em tempo real e o compartilhamento de recursos de mídia para apresentações institucionais, proporcionando ambientes ideais para aumentar a produtividade de grupos de trabalhos geograficamente dispersos, contribuindo para uma maior cooperação, por meio de recursos de vídeo colaboração.

Serviços de VoIP

...

O VoIP é uma tecnologia que usa a Internet ou as redes IP privadas como suporte para a comunicação de voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia convencionais.

Possibilita ao cliente receber e realizar ligações para qualquer número telefônico fixo, móvel ou IP nacional ou internacional através de Internet dedicada. A tecnologia VoIP possui uma série de recursos e funcionalidades, ramais básicos, secretária, softphone, Call Center com serviços de Caixa Postal, URA (Atendimento Eletrônico), Grupos de Ramais, Call Back, Filas de Espera Personalizadas, Siga-me e Gravação de Chamadas.

INFRAESTRUTURA DE TI NUVEM - IAAS E PAAS

Serviço de ambiente de armazenamento e processamento de dados em nuvem (IaaS e PaaS) para hospedagem do ambiente da aplicação e sua base de dados, garantindo alta disponibilidade e segurança, além da garantia do pleno funcionamento dos sistemas, através de ações de implantação, e de intervenções corretivas e evolutivas e outros serviços especializados, mitigando qualquer possibilidade de inoperância da solução.

Esses serviços podem ser contratados através das chamadas de oportunidade 1, 2 e 3, disponível em: https://www.etice.ce.gov.br/chamadas-de-oportunidade-de-servicos-de-nuvem-publica/

Esses serviços podem ser contratados na modalidade “upfront”, pagando apenas pelo uso.

Provimento de recursos em nuvem:

COMPUTAÇÃO

  • Serviços de Computação em Nuvem:
    1. Instâncias( Linux, Red Hat, Windows);
    2. GPUs;
    3. Kubernetes Como Serviço Gerenciado;
    4. Computação sem Servidor (“Serverless”) para Contêineres Como Serviço Gerenciado:
      1. vCPU para Computação sem Servidor (“Serverless”) para Containeres Como Serviço Gerenciado
      2. Memória para Computação sem Servidor (“Serverless”) para Containeres Como Serviço Gerenciado
    5. Computação Orientada a Eventos:
      1. Quantidade de Solicitações;
      2. Valor do Gigabyte por segundo das Solicitações;
...


BANCOS DE DADOS GERENCIADOS

  • Serviço de Banco de Dados Gerenciados em Nuvem (Oracle, MSSQL, MySQL, Postgres, Data Warehouse, Elasticsearch);
  • Serviços de Bancos de Dados NoSQL Gerenciado em Nuvem – Quantidade de Tabelas, Gravação, Leitura e Armazenamento;
  • Serviços de Bancos de Dados NoSQL Gerenciado em Nuvem - Cache;
...


ARMAZENAMENTO

...
  • Serviços de Armazenamento em Nuvem:
    1. Espaço de armazenamento em blocos, associados às máquinas virtuais;
    2. Espaço de armazenamento em blocos, associados aos bancos de dados;
    3. Gateway para Armazenamento na nuvem de dados on-premise;
    4. Armazenamento Compartilhado de Arquivos (NFS) Gerenciado Na Nuvem;
    5. Armazenamento Gerenciado de Objetos;
    6. Repositório Gerenciado para Contêineres.


DESKTOPS NA NUVEM

...
  • Serviços de Desktops na Nuvem(Windows 10, Windows 10 + Office 2016 Professional, Linux Freeware).


MONITORAMENTO

...
  • Serviços de Monitoramento na Nuvem (Dashboards, Alarmes e Métricas).


SEGURANÇA

...
  • Serviços de Diretório (AD da Microsoft) Gerenciado na Nuvem;
  • Serviços de Cofre de Senhas Gerenciado.


MENSAGERIA

  • Serviços de Mensageria Gerenciado:
    1. Requisições para Fila de Mensagens;
    2. Notificações por HTTP/s;
    3. Notificações por push para dispositivos móveis;
    4. Notificações por Email;
    5. Armazenamento Gerenciado de Objetos;
    6. Notificações por SMS.
...


REDE

  • Serviços de Rede – NAT Gateways Gerenciado:
    1. Unidades de NAT Gateway por mês;
    2. Tráfego de Dados em NAT Gateway.
  • Serviços de Rede – API Gateway Gerenciado – Rest - Solicitações;
  • Serviços de Rede – API Gateway Gerenciado – Rest - Cache;
  • Serviços de Rede – API Gateway Gerenciado – Websocket;
  • Serviços de Rede – DNS Gerenciado;
  • Serviços de Rede – CDN (Distribuição de Conteúdo) Gerenciado:
    1. Tráfego de Dados da CDN para a Internet;
    2. Solicitações HTTP;
    3. Solicitações HTTPS;
    4. Solicitações de criptografia;
    5. Solicitações de invalidações de caminho;
    6. IP Dedicado com SSL;
  • Serviços de Rede – Balanceador de Carga Gerenciado:
    1. Serviço de balanceamento de carga;
    2. Tráfego de dados em balanceador de carga).
  • Serviços de Rede – API Gateway Gerenciado – HTTP :
    1. Requisições (HTTP API).
...


TRÁFEGO DE DADOS E CONECTIVIDADE

...
  • Serviços de Tráfego de Dados e Conectividade – Link Dedicado
  • Serviços de Tráfego de Dados e Conectividade – VPN e Tráfego de dados
    1. Unidades de Conexão VPN site-to-site entre a CONTRATANTE e o CSP (Cloud Service Provider) da CONTRATADA;
    2. Tráfego de SAÍDA da nuvem para a internet;
    3. Tráfego de ENTRADA da nuvem para a internet;
    4. Tráfego de SAÍDA da nuvem pela link dedicado;
    5. Tráfego de ENTRADA da nuvem pelo link dedicado;
    6. Tráfego ENTRE redes virtuais diferentes;
    7. Tráfego ENTRE distintos datacenters do CSP (Cloud Service Provider) da CONTRATADA, mas sendo esses datecenters situados em um mesmo país;
    8. Tráfego ENTRE distintos datacenters do CSP (Cloud Service Provider) da CONTRATADA, mas sendo esses datecenters situados em países diferentes.

SERVIÇOS DIGITAIS NUVEM - SAAS

Disponibilização de softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.

...
  • Ferramenta de colaboração – G-Suite/ Office 365;
  • Ferramenta Vsigner;
  • Ferramenta IA – Watson, Alexa e frameworks Machine Learning e Analytics;
  • SRM – Sistema de Registro Mercantil das Juntas Comerciais Estaduais;
  • Sistema de Gestão Previdenciário com App para usuário;
  • Serviços de Software em Nuvem;
  • Sistema de BI para Vigilância Sanitária;
  • Bigdata;
  • Soluções de Controle de Acesso e Ponto eletrônico;
    1. Sistema de Controle de Aceso - Módulo Servidor, Módulo Cliente, Módulo Básico e Módulo Expansão;
    2. Catacra Tipo I;
    3. Catacra Tipo II;
    4. CATRACA PNE - Portador de Necessidades Especiais;
    5. Hardware de cadastro de cartões;
    6. Hardware de cadastro biométrico;
    7. Cancela com haste articulada;
    8. Totem com Coberta/Abrigo para Cancela;
    9. Terminal de acesso para portas;
    10. Porta para acesso PCD;
    11. Cartão Inteligente;
    12. Tablets de Ponto;
    13. Relógios de Ponto
  • Sistema de Regulação de Leito;
  • Sistema PACS;
  • Sistema de Registro Eletrônico de Saúde;
  • IOT;
  • Portal de conteúdo educacional e ambiente de sala de aula virtual
  • Plataforma multi canal com uso de call center, chatbots (whatsapp) e portal para usuários;
  • Soluções com Blockchaim:
    1. Plataforma de Orquestração;
    2. Portal de Consentimento;
    3. Solução de Identificação de Pessoas;
    4. Nó Blockchain;
    5. Serviços de gerenciamento, orquestração da nuvem, sustentação emergencial, administração dos projetos.

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA PROJETOS EM (UST)

Estimativa (UST) relacionada aos serviços a serem executados ou a um número de unidades de recursos em nuvem.

...
  • Serviços Técnicos para projetos de pequeno porte;
  • Serviços Técnicos para projetos de médio porte;
  • Serviços Técnicos para projetos de grande porte;
  • Fábrica de Software
      1. Desenvolvimento e Melhoria de Sistemas;
      2. Provimento de Sistemas;
      3. Serviços de gerenciamento, orquestração da nuvem, sustentação de terceiro nível, administração dos projetos.
  • Serviços de Microinformática;
  • Consultorias;
  • Gerenciamento dos provedores de serviço, orquestração, bilhetagem, implementação de mecanismos de controle, otimização de custos, treinamento, sustentação e operação de ambiente de Nuvem com execução de tarefas do dia-a-dia: monitoramento, aplicações de patches, backup, atendimento de requisições de tarefas e mudanças.
  • Instalação e Configuração de Ambiente Computacional Avançada para Processamento de Banco de Dados incluindo: Adicionar e gerenciar usuários e funções, Criar um par de chaves SSH, Ativar acesso à rede, Cria um nó de computação, Configurar sistema operacional, Configurar armazenamento de dados, Criar banco de dados, Configurar banco de dados, Criar serviços de rede, Adicionar e gerenciar usuários e funções, Configurar estrutura de dados, Configurar serviços de backup.
  • Definição e Construção de Estrutura de Dados para Migração do Ambiente incluindo: Instalação e configuração do ambiente e da aplicação, criar rotinas de extração, carregar dados no armazenamento em nuvem e testar aplicação.
  • Manutenção, suporte, implantação/configuração;
  • Desenvolvimento de software, upgrades e novas funcionalidades;
  • Projetos

    Veja alguns dos principais projetos da ETICE

    Latest Products Image

    Blockchain Nuvem

    Blockchain é definida como “uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho.

    Fechar

    Blockchain

    O Blockchain.com é um serviço de explorador de blocos do Bitcoin

    Blockchain é definida como “uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho.

    Responsável:Omar Assem

    Diretor: Álvaro Maia

    Cliente: SOP

    Cinturão Digital Conectividade

    O objetivo do projeto CDC é levar internet de alta velocidade com qualidade para 80% da população urbana do Estado, chegando aos lugares mais remotos a um preço acessível a todos.

    Latest Products Image

    CearaPrevTecnologia

    Serviço de ambiente de armazenamento e processamento de dados em nuvem (IaaS e PaaS).Possui tecnologia de reconhecimento facial e cruzamento de dados.

    Fechar

    CearaPrev

    Tecnologia de reconhecimento facial e cruzamento de dados

    O Cearaprev Online é um aplicativo desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), através da modalidade de Serviços de Nuvem SaaS, e que utiliza o Serviço de ambiente de armazenamento e processamento de dados em nuvem (IaaS e PaaS). Possui tecnologia de reconhecimento facial e cruzamento de dados. A ferramenta será utilizada para realizar o recadastramento e prova de vida dos servidores ativos e inativos do Estado do Ceará.

    Responsável:???

    Diretor: ???

    Cliente: ???

    Parceiros



    Clients Logo
    Clients Logo
    Clients Logo
    Clients Logo
    Clients Logo

    Central de Serviços Suporte

    • +55 85 3108 0000
    • centraldeservicos@etice.ce.gov.br

    Relacionamento Comercial

    • +55 85 3108 0026
    • comercial@etice.ce.gov.br

    Gerência de Tecnologia DITEC

    • +55 85 3108 0066
    SUBIR